Nascido em Porto Alegre no dia 05/11/1907, Rubem Martin Berta fez seus primeiros estudos naquela cidade e formou-se contador. Aos 20 anos ingressou na VARIG, setor de contabilidade. Exerceu as funções de correspondente, despachante, contador, secretário da diretoria e diretor-suplente.
Com a renúncia de Meyer Labastille da presidência da VARIG em 1942, Rubem Berta foi nomeado diretor-gerente e, em 1945, diretor presidente, ocasião em que foi criada a Fundação dos Funcionários da Empresa, entidade que controlava 50% das ações da companhia.
Na presidência, traçou planos de rotas interestaduais e internacionais, inaugurando a rota para Montevidéu e, mais tarde, para Buenos Aires. Foram abertas também linhas para Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Posteriormente, seus aviões já atingiam o extremo norte do país. Em 1955, inaugurou o vôo para Nova York. Em 1959 a empresa adquriu 3 aparelhos ?Caravelle?, 2 Boeing e os ?Convair 990-A?.
Com os jatos, inaugurou em 1961 a linha de Los Angeles via Lima-Bogotá-México e Panamá. Um de seus maiores sonhos era ver a VARIG dar a volta ao mundo. Rubem Berta dedicava-se também à agricultura. Em 1958, foi convidado por Juscelino Kubitschek para ocupar o cargo de Ministro da Agricultura. Foi eleito ?Homem de Visão? em 1957.
Recebeu o título de Cidadão Paulistano em 1961 e o de Cidadão Paulista em 1962. Faleceu aos 14 de dezembro de 1966. Rubem Berta foi o pioneiro da aviação comercial no Brasil.
Fonte: Arquivo Histórico de São Paulo