Tucuruvi
Bem-vindo ao distrito Tucuruvi
Este distrito situado na Zona Norte abrange os bairros de:
- Barro Branco
- Jardim França
- Jardim Kerlakian
- Jardim Leonor Mendes de Barros
- Parada Inglesa
- Parque Rodrigues Alves
- Parque Vitória
- Tucuruvi
- Vila Cachoeira
- Vila Dom Pedro II
- Vila Gustavo
- Vila Mazzei
- Vila Nivi
- Vila Nova Mazzei
- Vila Pedrosa
- Vila Santa Teresinha
História: Distrito Tucuruvi
Uma densa mata era o retrato do Tucuruvi n fim do século XVIII. Seu nascimento oficial aconteceu em 1903, quando o inglês William Harding comprou uma gleba na região norte da cidade, fundando assim o primeiro núcleo residencial.
Sua data de fundação é tida como 24 de outubro de 1903. Um desenvolvimento bem calmo foi acontecendo: em 1918 foi fundada a Escola Beneficente do Tucuruvi; no mesmo ano foi construída a Igreja do Menino Jesus; em seguida veio o primeiro grupo escolar.
A origem do nome vem de um gafanhoto verde muito comum na zona norte. Outra fonte nos diz que Tucuruvi é de origem tupi e significa “taquara verde”. Seu crescimento pode ser considerado rápido devido à sua localização.
Ainda assim, até o ano de 1966, o lendário trem da Cantareira (o “trem das onze”) era um dos únicos meios de transporte do bairro. Hoje, o Tucuruvi é um dos mais importantes bairros da zona norte e é considerado também um dos mais aprazíveis da capital.
Em terreno cedido pelos Mazzei, foi iniciada, em 1918, a construção da Igreja Menino Jesus, na atual avenida Mazzei. O distrito manteve aspectos rurais durante muito tempo. O Tramway Cantareira ligava o Centro até a Serra da Cantareira, desenvolvendo o distrito em torno de suas estações. Este trem era um dos únicos meios de transporte dos moradores do distrito até a década de 1960.
Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano
Site Fonte: SPBAIRROS
Veja Mais: Todos os bairros da Zona Oeste de São Paulo